Ministrantes: Cia Peregrina
Carga horária: 6 horas (três encontros de 2 horas cada)
Número de vagas: 15
🗓️ Dias: 27, 28 e 29/10.
⏰ Horário: das 9h às 11h.
📌Local: Escola Silveira de Souza - R. Alves de Brito, 334 - Centro
👥 Público-alvo: Iniciantes e praticantes de circo
🎯 Faixa etária: A partir de 15 anos
Resumo: Sua oportunidade de subir na vida! Oficina prática de perna de pau com a Cia Peregrina Teatro. Juliana Freitas e Rodrigo Khalid Prestes, artistas bonequeiros circenses de Florianópolis com mais de vinte e cinco anos de estrada, trazem ao 5° Festival Ospália esta vivência prática para quem quer conhecer os princípios básicos, materiais possíveis e dar seus primeiros passos com as pernas de pau.
Ministrantes: Víctor “Tomate” Ávalos
Carga horária: 12 horas
Número de vagas: 30
Dias: 28, 29 e 30/10.
Horário: das 8h30 às 12h30
📌Local: Instituto Arco-íris, Tv. Ratcliff, 56 - Centro
👥 Público-alvo:
🎯 Faixa etária: A partir de 15 anos
Resumo: Palhaço, malabarista e artista internacional com mais de 30 anos de trajetória. Iniciou sua carreira em Buenos Aires nos anos 1990 e desde então percorreu América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio levando espetáculos de rua, varietés, festivais e criações próprias.
Reconhecido como referência mundial no uso cênico de balões, recebeu prêmios em festivais internacionais na Bélgica e desenvolveu gigantescas esculturas e performances para eventos de grande porte, como shows de Manu Chao e clubes de futebol na Argentina.
Atuou e ministrou oficinas em países como Brasil, México, Chile, Uruguai, Espanha, Portugal, China e Emirados Árabes, consolidando-se como artista e formador na arte do palhaço e do circo contemporâneo.
Ministrante: Naty Weber
Carga Horária: 6 horas
Quantidade de pessoas - até 20 pessoas
Dias: 28 e 31/10
Horário: das 14h às 17h
📌Local: Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro
👥 Público-alvo: Pessoas que tenham interesse em conhecer ou aprimorar a técnica na modalidade de contorcionismo, com ou sem experiência prévia.
🎯 Faixa etária: A partir de 14 anos
Resumo:
!!!Atenção!!! Cada módulo da oficina tem inscrição independente!
Modulo 1 (28/10) - Nesse workshop imersivo irá aprender a desmembrar a coluna e entender como cada parte participa na movimentação. Separando em cervical- torácica - lombar para maior aproveitamento de cada região. Vamos aprender os melhores e mais seguros exercícios para a prática da contorção. Alinhado com flexibilidade passiva e ativa, fortalecimento específico. Aqui será trabalhada a base pra introduzir a contorção na prática. Passaremos pelas posturas clássicas da contorção, dicas essenciais para prática e parte teórica de organização de treinos.
Clique aqui para se inscrever no modulo 1
Modulo 2 (31/10)- Nessa oficina aprenderá as técnicas e teoria por trás dos encaixes, cuidados essências e técnicas aplicadas no treino de contorção. Será trabalhado exercícios de base, ativação, preparação, transições e técnica. Tudo isso mesclando flexibilidade ativa + dinâmica + fortalecimento específico. A oficina é indicada desde o nível iniciante até avançado, não é necessário ter participado do módulo 1.
Ministrante: Cláudia Sachs.
Carga horária: 6 horas
Número de vagas: 25
Dias: 30 e 31/10.
Horário: das 9h às 12h
Local: MESC - Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro - Sala Cassandra
🎯 Faixa etária: A partir de 16 anos
Usar roupas confortáveis para trabalho físico.
Resumo: A oficina trabalha o jogo cênico inspirado no gênero Melodrama como forma de ampliar os gestos, mergulhar no universo das grandes paixões e expandir a capacidade cômica de atuação. Para levar o espectador às lágrimas ou ao riso, o/a ator/atriz precisa acreditar efetivamente em tudo, entregar-se aos extremos: o bem, o mal, a coragem, a covardia, a moral, a corrupção, a vingança, não há meio-termo! Nada melhor para o jogo do/a palhaço/a!
Usamos técnicas da pedagogia de Jacques Lecoq, práticas corporais que envolvem improvisações, jogos, deslocamentos, desenho do corpo no espaço. De modo divertido, o desafio é nos permitirmos experimentar o exagero de nossos próprios sentimentos. Enfoque na linguagem cômica, na busca do poético e das grandes paixões!
Ministrante: Painé Santamaria
Carga horária: 6 horas
Número de vagas: 20
Dias: 30 e 31/10.
Horário: das 9h às 12h
Local: Escola Silveira de Souza - R. Alves de Brito, 334 - Centro
👥 Público-alvo: Pessoas com experiência em artes cênicas que queiram aprender novas técnicas para manipular os objetos cênicos ou para ter familiaridade com o trato de objetos no geral. Pessoas que queiram mergulhar no universo malabarístico com objetos convencionais com ou sem experiência.
🎯 Faixa etária: A partir de 7 anos
Resumo: Os malabares são comumente vistos como uma técnica inalcançável. Mas que acontece se os simplificamos diminuindo a quantidade dos objetos e nos focando em brincar com eles misturando diferentes técnicas?
Então toda pessoa pode criar movimentos e lançamentos de objetos com técnicas malabarísticas! O objetivo da oficina é dar as ferramentas para enxergar os objetos, sejam de malabarismo ou não, como possibilidades em combinação com os movimentos de nosso corpo no espaço.
Ministrante: Juno Nedel
Carga horária: 6 horas
Número de vagas: 20
Dias: 30 e 31/10.
Horário: das 9h às 12h
📌Local: Escola Silveira de Souza - R. Alves de Brito, 334 - Centro
🎯 Faixa etária: 18 anos
Resumo: “Shibari”, em japonês, significa “amarrar”. Quando falamos de “Shibari”, , fazemos referência ao “Kinbaku”, uma antiga técnica japonesa que consiste em usar cordas para amarrar pessoas. Shibari é sobre consentimento. É sobre aprender a comunicar seus desejos e limites. E, como técnica, artistas da cena também podem aprender a explorar o shibari para criar apresentações e propostas estéticas impactantes.